PRESS RELEASE

Quando o assunto é ensino a distância, logo vem a mente a comodidade de se estudar em qualquer lugar. Mas, daí surge o problema da restrição de contato com o professor, o que comprometerá o aprendizado Quando se pensa em aparato tecnológico é possível visualizar facilidades, rapidez, mas as relações acabam ficando entre as máquinas e as pessoas.

Com a proposta de humanizar as relações de ensino a distância, ou seja, criar uma interface interativa entre aluno e professor tanto visual como auditiva, a empresa catarinense TalkAndWrite desenvolveu uma tecnologia, de mesmo nome, que já é utilizada por mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo.

O software, que é reconhecido pelo MEC, possibilita a troca de informações num documento, em que é possível escrever, desenhar, grifar e rabiscar ao mesmo tempo em que se conversa pelo Skype com até dez pessoas.

“A filosofia do TalkAndWrite é promover a atitude ativa do aluno e não passiva. Assim, ele desenvolve um outro tipo de posicionamento frente ao processo de educação a distância, o que sem dúvida estimula e motiva o aprendizado”, avalia Bruna Rezende, sócia da empresa. Ela explica que o aplicativo promove um trabalho interativo e simultâneo entre os participantes. “É o que as pessoas buscam – contato humano no meio de tanta informação”, observa.

A professora Maria Thedim, que utiliza a ferramenta em suas aulas, considera que no ensino de idiomas o TalkAndWrite permite trabalhar dentro das quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever. Ela explica que quando o aluno lê um texto, é possível apontar as palavras que não foram pronunciadas corretamente e quando há erros ortográficos, é possível grifá-los imediatamente. “A ferramenta também agiliza enormemente o trabalho de revisão de textos com equipes de tradutores porque vemos, ouvimos e trabalhamos no texto em tempo real”, observa.

O aplicativo faz parte do seleto grupo de 12 extras certificados pelo Skype, em um universo de mais de 253 aplicativos. A ferramenta também é utilizada em outras partes do mundo como Taiwan, Índia, Japão, Estados Unidos e Inglaterra.

“A nossa proposta está na simplicidade e efetividade do aplicativo”, avalia Rezende. Ela explica que a ferramenta foi projetada para que os usuários entendam todo o procedimento de funcionamento sem grandes dificuldades, pois ele é similar a programas já conhecidos, como o Paint. A versão profissional do aplicativo pode ser baixada a partir de 18 dólares.

TAW

A TalkAndWrite é a única web conferência que permite a todos os participantes trabalharem ao mesmo tempo, não existindo a figura de moderador. A empresa está ligada ao MIDI Tecnológico, incubadora de empresas mantida pelo Sebrae- SC e gerenciada pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), considerada a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2008. Para mais informações sobre o sistema, acesse www.talkandwrite.com.br.

Notícias PRNewswire