Você será redirecionado em 8 segundos

ITWeb agora é IT Forum 365! Uma nova Comunidade onde você encontrará todo o conteúdo de qualidade do ITweb a que estava habituado mas com novas POSSIBILIDADES de interação com os participantes desse novo mundo. Venha participar deste novo momento na comunidade de TI com Interação, Colaboração, Apresentações e muito mais. Faça seu cadastro e seja bem-vindo!

Pagamento de pedágio, cinema, teatro, transporte público e até jogos de futebol podem ser feitos via celular com a tecnologia da UPM2 em parceria com a Peopleway

Emissão de bilhetes para acesso a transporte público, espetáculos, eventos esportivos e cupons promocionais via celular é a nova aposta do mercado de tecnologia móvel, que investe em soluções para que o consumidor tenha mais agilidade, segurança e menor custo. Reduzir o manuseio de dinheiro e também diminuir as filas são alguns dos objetivos do sistema “Mobile Tickets”, trazido da Europa pela UPM2, empresa de tecnologia sediada em São Paulo.

O novo serviço promete melhorias em cada setor que for implantado, como por exemplo, no pagamento da tarifa de pedágio, a ideia é melhorar a qualidade do tráfego de automóveis, garantir mais agilidade e comodidade ao usuário, além de diminuir o uso de dinheiro, trazendo mais segurança à Concessionária da rodovia.

Recentemente essa implantação foi testada no pedágio do km 110 da rodovia Dom Pedro II (SP-065), em Itatiba, SP. Rodrigo Petroni, um dos proprietários da UPM2, explica a boa aceitação e o funcionamento da mecânica. “O usuário não precisa baixar nenhum programa específico. O sistema funciona em qualquer modelo de celular, seja ele pré ou pós pago e é muito fácil de acessar. Basta adquiri-lo via internet e automaticamente receberá via SMS um código numérico que servirá como seu ticket”, explica.

A empresa responsável pelo envio do SMS é a Peopleway, especialista em soluções móveis. “Gerenciamos toda a plataforma de envio do SMS junto as Operadoras. É um sistema muito seguro, suporta alto volume no tráfego e é monitorado simultaneamente”, diz Rodrigo Braga, CEO da Peopleway.

Segundo Petroni, outras aplicações demonstram potencial de adesão da ferramenta, como por exemplo, ingressos para cinema, casa de shows, eventos esportivos, estacionamento de shopping entre outros.

“Muito mais comodidade e segurança ao usuário. Ter um código numérico no celular é muito mais seguro que manusear dinheiro, cheque ou cartão de crédito. Além disso, tem a praticidade de não pegar filas e a comodidade de receber o seu ingresso no celular, por exemplo,” diz o executivo otimista com a implantação dos serviços no Brasil.

De acordo com uma pesquisa da Gartner, realizar transações de pagamento por meio de dispositivos móveis, como celulares, deve ser uma prática cada vez mais comum entre pessoas de todo o mundo. Em um recente relatório, a consultoria estima que esse setor movimente algo em torno de US$ 86,1 bilhões neste ano, com aumento de 75,9% na comparação com 2010, quando esse volume foi de US$ 48,9 bilhões.

A pesquisa também revela que 141,1 milhões de pessoas em todo o mundo devem usar algum tipo de solução de pagamento móvel em 2011, o que representa um crescimento de 38,2% sobre o ano anterior.

Sobre a Peopleway: A Peopleway Responsfabrikken é uma empresa de origem Escandinava, fundada em 2001 na Dinamarca. Desde 2005 está presente no Brasil e nos 4 continentes como referência em tecnologia digital, desenvolvendo produtos e serviços para mobile marketing, entretenimento, mídia e comunicação corporativa. Possui conexão com todas as operadoras no Brasil e atualmente se classifica entre as 10 maiores empresas do segmento no país e na Europa, representado por escritórios no Brasil e Dinamarca. Acumula mais de 1.600 casos de sucesso pelo mundo e trafegou em 2010 mais de 500 milhões de mensagens. Itaú, Avon, Sadia, Redecard, Nokia, SBT, Samsung e LG somam ao grupo de clientes atendidos.

Sobre a UPM2: Criada em 2010, a UPM2 tem como foco introduzir no mercado nacional uma nova solução de controle de acesso e pagamento utilizando o celular.
Trata-se de uma tecnologia única e inovadora, desenvolvida na Suécia, que utiliza códigos numéricos via SMS.
A tecnologia permite a atuação nos seguintes segmentos:
- Transporte Público;
- Transporte Aéreo;
- Pedágio;
- Cinemas e Teatros;
- Estacionamentos;
- Shows;
- Eventos Esportivos;
- Cupons Promocionais;
- Ticket Refeição e Alimentação;
- Ticket Combustível;
- Mobile Payment.

Informações para Imprensa
KB Assessoria e Comunicação
Kelly Boscarioli e equipe
(11) 4332.9808 / 7192.3350 / 7810.7520
Fernanda Merlo – fernanda@kbcomunicacao.com.br
Frank Neres – frank@kbcomunicacao.com.br

Notícias PRNewswire