Você será redirecionado em 8 segundos

ITWeb agora é IT Forum 365! Uma nova Comunidade onde você encontrará todo o conteúdo de qualidade do ITweb a que estava habituado mas com novas POSSIBILIDADES de interação com os participantes desse novo mundo. Venha participar deste novo momento na comunidade de TI com Interação, Colaboração, Apresentações e muito mais. Faça seu cadastro e seja bem-vindo!

Série de artigos onde será feito uma aplicação mobile usando Sencha Touch e Phonegap, mostrando como usar cada framework

Alguns meses atrás, eu escrevi sobre o uso de Aplicações mobile ativas x híbridas.

No texto, eu disse que optei usar dois frameworks, o Sencha Touch e o Phonegap.

Agora vou defender minha escolha e começar uma série de artigos onde iremos construir uma aplicação mobile usando os dois.

Pois bem, o sonho de todo desenvolvedor é poder atingir o seguinte objetivo : “Write once, run everywhere”, ou seja, escrever apenas uma vez e conseguir pegar esse código e rodar em qualquer lugar (leia-se plataforma/ambiente).

No mundo web, há alguns frameworks e libs que se propõem a atingir esse objetivo, como jQuery, Ext JS, Flex, entre outros. No mundo mobile, como era de se esperar, também temos o mesmo sonho. Acontece que para o mundo mobile, a complexidade e número de devices, linguagens, tecnologias e afins são um obstáculo maior, pelo menos atualmente.

Diante desse problema, a empresa Sencha pensou em como poderia usar o know-how já existente da web e as novas tecnologias, como o HTML5 – que a maioria dos desenvolvedores já sabiam ou iriam aprender – na plataforma mobile, evitando que esses tenham que aprender diversas linguagens e enfrentar outros problemas que citei no texto anterior. Assim, surgiu o Sencha Touch.

O que é o Sencha Touch?

É o primeiro framework que usa HTML5, CSS3 e Javascript que possibilita desenvolver mobile web apps.

Mas porque eu escolhi esse framework? Citarei alguns motivos: 

  • O framework trabalha em MVC, o que facilita muito seu uso, paralelização do trabalho, trabalhar com equipes distribuídas, além da manutenção da app
  • Diversos componentes, incluindo gráficos, que se assemelham aos componentes nativos de cada plataforma (iOS, Android e Blackberry).
  • Documentação completa, fácil e simples de usar. Aliás, depois que usei as novas documentações dos produtos da Sencha em geral, passei a ser bem mais exigente com outros frameworks
  • Facilidade de customização do layout. O Sencha Touch usa SASS e Compass, permitindo customizar sua app de maneira bem simples (falarei disso em artigos futuros)
  • Empresa séria e grande por trás, incluindo suporte e agilidade em evolução do framework e correção de bugs
  • Comunidade ativa. Hoje o número de desenvolvedores que usam os produtos da Sencha já chegam perto de 2 milhões
  • Suportar as três principais plataformas, iOS, Android e Blackberry
  • Approach OO, o que facilita o desenvolvimento, ajuda na manutenção e aumenta a produtividade

Alguns outros motivos vocês verão com os exemplos e construção da app nos próximos artigos.

Ok, mas qual o problema?

A questão é que o Sencha Touch, por ser baseado em HTML5, não possui acesso as apis nativas do dispositivo. Logo, acessar a câmera do celular, por exemplo, não seria possível.

Para solucionar isso, existe o Phonegap.

Phonegap:

O Phonegap é um framework que provê que um código HTML5 acesse as api’s nativas do dispositivo, possibilitando gerar aplicações para serem disponibilizadas em suas respectivas lojas, como Apple Store e Android Market.

Recentemente, a Adobe comprou a empresa chamada Nitobi, responsável pelo Phonegap. Ainda, apontou o HTML5 como sendo a melhor tecnologia para o futuro e deixou o Flex um pouco de lado: (não quero entrar nesse mérito agora, em um futuro artigo discuto mais sobre).

O Phonegap está disponível para 7 plataformas (algumas não estão totalmente implementadas).

Com ele, temos acesso a itens como câmera, GPS, contatos, SQLite, entre outros.

Ele ainda é baseadoem plugins. Logo, se o desenvolvedor precisar de algo que ele não implementa, é possível desenvolver a parte e integrar com o Phonegap (o que é bem simples e mostrarei também durante os artigos).

Concluindo:

Com o uso da dobradinha Sencha Touch e Phonegap podemos fazer apps embarcadas de maneira bem simples. Com um único código atingimos plataformas distintas e minizamos os problemas citados anteriormente.

Podem se perguntar, existe alguma aplicação que possa ver ou usar, em Sencha Touche/ou Phonegap? Sim, várias, aqui e aqui.

No próximo artigo, que sairá em breve, iremos começar a ver código e fazer nossa aplicação.

Qual aplicação iremos fazer? Surpresa, mas podem sugerir uma nos comentários e levarei em conta :)

Abraços e até lá!

 

OBS: Nesse vídeo de uma palestra que fiz em um evento, comento um pouco mais afundo sobre o mercado mobile e os 2 frameworks, caso alguém se interesse:

OBS 2: Recomendo esse vídeo como exemplo de aplicação (só precisam ignorar o áudio).

 

Leia também

  • Sergio Lima

    Olá Zaedy!
     
    Estou estudando Android foi quando percebi o problema da portabilidade do mesmo ai pesquisando de como programar em JS vi seu post que me clareou as idéias também vi seu video que também ajudou bastante eu me focar em um caminho para começar os estudos.
     
    Sencha Touch e Phonegap
     
    Ficarei de olho no seu blog no aguardando novos posts.
    att, Sergio Lima sergioedlima@ig.com.br

    • Zaedy Sayão

      Semana que vem sai a parte 2. Fique de olho! Abraços

      • Helder

        Boa noite,
        Desde ja parabens pelos artigos Zaedy,  estou tentando entender o sencha touch, gostaria de saber uma coisa podemos usar o Sencha Touch com base dados SQLSERVER?

  • Kássio Machado

    Zaedy

    Parabens pela iniciativa, realmente foi bastante esclarecedor e abriu a minha mente sobre o desenvolvimento de apps mobile.
    Boa sorte com a série de artigos. To doido pra aprender essas coisas, ficarei de olho esperando as novidades.

    Abraços

    • Zaedy Sayão

      Obrigado Kássio.

      Hoje liberei a parte 2: http://itweb.com.br/blogs/construindo-mobile-apps-com-sencha-touch-2-e-phonegap-parte-2/

      Abraços

  • Amanda Cristina

    Oi Zaedy,

    Preciso desenvolver um aplicativo para Android e IOS interagindo com banco de dados MYSQL. É possível utilizar Sencha Touch + Phonegap + PHP?

    Grata,

    Amanda

  • Henrique

    Ola Zaedy, estou inscrito no outro curso também, estou aqui fazendo algo em Sencha 2, tenho um formulário com campo Text que será preenchido com as escolhas do operador, queria preencher o campo sem mexer nos outros campos do form, mas ao renderizar os outros campos ficam vazio, me de uma luz pra isso, sou novato com sencha touch 2.

  • Jccirqueira

    http://www.sencha.com/products/touch/ We’ve also enabled a set of native device APIs that work on both iOS and Android. They are Camera, Orientation, Network Connectivity, and native confirmation dialogs.

Notícias PRNewswire