Você será redirecionado em 8 segundos

ITWeb agora é IT Forum 365! Uma nova Comunidade onde você encontrará todo o conteúdo de qualidade do ITweb a que estava habituado mas com novas POSSIBILIDADES de interação com os participantes desse novo mundo. Venha participar deste novo momento na comunidade de TI com Interação, Colaboração, Apresentações e muito mais. Faça seu cadastro e seja bem-vindo!

Android, Chrome, MeeGo e webOS estão entre as plataformas baseadas em Linux que dominarão 62% do segmento até 2015

Com as plataformas Android e Chrome OS do Google na liderança, dispositivos móveis com sistema operacional baseado em Linux responderão por 62% das plataformas móveis em devices não-smartphones até 2015, revela uma pesquisa da ABI Research.

A consultoria fez a previsão com base no bom momento vivido pelos telefones móveis com sistemas baseados em Linux.

“O número de iniciativas Linux que vemos na indústria móvel indica que o sistema open source será uma tecnologia-chave na próxima geração de netbook, tablets e outros dispositivos móveis”, afirma, em comunicado, Victoria Fodale, analista-sênior da ABI.

Victoria indica que a maioria dos dispositivos móveis está atualmente unificada pelo Linux e seus componentes, particularmente o Linux kernel, que permite aos provedores o compartilhamento do custo de pesquisa e desenvolvimento.

As ofertas para os usuários finais são diferenciadas pelos provimento de aplicações individuais e ambientes de sistemas operacionais como Android, Chrome OS, Meego e webOS.

O iOS, da Apple, e o BlackBerry OS, da Research In Motion (RIM), não estão listados por usarem sistemas proprietários.

A linha de celulares baseados em Linux inclui diversas vertentes da LiMo Foundation, que até o momento não casou tanto impacto no mercado. Entretanto, mais dispositivos LiMo devem aparecer já que mais membros estão lançando devices. A LiMo Foundation oferece plataforma modular.

A ABI informou que prepara um relatório separado apenas para smartphones usando Linux.

Notícias PRNewswire